• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Artigo 004-2018

Artigo 004-2018

Título Artigo: WEBFÓLIO DE MAPAS CONCEITUAIS

Autores: Luciane do Divino Pereira Barroso, Geraldo Weelington Rocha Fernandes, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, Flaviana Tavares Vieira Teixeira.

Evento: European Journal of Education Studies – ISSN: 2501 – 1111 – Volume 3 │ Issue 9 │ 2017

Link: https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/1023

RESUMO: Este estudo apresenta uma proposta de “arquitetura tecnológica e pedagógica”, alvitrada pelo uso de webfólios de mapas conceituais, para o desenvolvimento da avaliação da aprendizagem de discentes de graduação. Para isso, são explicitados os processos necessários à construção desta “arquitetura tecnológica e pedagógica”, bem como, e externados o conceito de webfólio. O estudo tem como objetivo verificar se o webfólio de mapas conceituais pode favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem de discentes de graduação, dentre os objetivos específicos deste estudo, caracterizar o Cmap Cloud, salvamento nas nuvens, como webfólio de mapas conceituais. A referida arquitetura apresenta em seu bojo, características pedagógicas e tecnológicas, as quais a qualificam como uma ferramenta em potencial, visto que ela é interativa, colaborativa, e ainda favorece a autonomia responsável daquele que a utiliza (Novak e Gowin, 1984).

Palavras-chave: webfólio, mapas conceituais, arquitetura

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem