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Artigo 006-2018

Artigo 006-2018

Título Artigo: ESTRATÉGIAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO MÉDICO CONSTRUTIVISTA

Autores: Pollyanna Roberta Campelo Gorgens e Paulo César de Resende Andrade
Evento: Anais CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica. maio 2018. ISSN 2316-8722

Link : http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/591
RESUMO: A proposta deste trabalho é contextualizar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Médico. O objetivo principal é exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino construtivista, centrada no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a saúde. A maior parte das faculdades de medicina dispõe de extensa rede informatizada, que deixou de ser uma simples ferramenta de informação, para se tornar um componente central no ambiente de ensino e aprendizagem. Atualmente, no meio acadêmico dos cursos de medicina, existem diversas estratégias envolvendo o uso de TDICs como apoio para a construção do conhecimento pelo aluno. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino médico seguindo a proposta construtivista. Apesar de ser difícil imaginar um curso de medicina que não utilize alguma das TDICs durante algum momento da graduação, o uso das tecnologias em sala de aula, de forma a favorecer a construção do conhecimento pelo aluno, é um processo que depende da vontade do docente e de incentivos do gestor.

Cláudio Vieira

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