• (38) 3532-8145
  • ppged@ufvjm.edu.br

Dissertação 40

Dissertação 40

Título: PIBID: tornei-me professor?
Resumo:
As políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores nas universidades brasileiras têm sido objeto recorrente de debates e estudos nos meios acadêmicos. Nessa direção, a presente pesquisa analisou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus Diamantina– MG, com o objetivo de verificar, junto aos ex-bolsistas formados na Licenciatura em Pedagogia, se as atividades desenvolvidas no PIBID contribuíram para sua formação docente. Para o alcance desse objetivo, foi feito um recorte temporal entre os anos de 2014 e 2015, com análise restrita ao curso mencionado. Tal opção ampara-se no fato de ser o curso responsável pela formação dos professores que atuam anos inicias da educação básica. O aporte teórico para sustentar este estudo foram autores como NÓVOA (1992), PIMENTA (1997), SAVIANI (2013), ROMANELLI (1986) e TARDIF (2002), dentre outros, por acreditar que trazem uma base sólida às reflexões próprias ao processo de formação docente. A organização deste trabalho propôs um estudo de caso, de caráter quantitativo, sem deixar de considerar e analisar qualitativamente os dados obtidos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em fontes oficiais, através dos registros do PIBID da UFVJM. Foi realizada, ainda, uma revisão bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações referentes à formação de professores e políticas públicas. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário, enviado pelo Google Drive, aos alunos da licenciatura acima mencionada, que já concluíram o curso e que participaram do PIBID durante sua formação na UFVJM. Acreditamos que as considerações advindas desta pesquisa podem contribuir para a produção científica na área de políticas públicas educacionais, tanto da UFVJM quanto de outras instituições educacionais, pelo fato de o objeto ser de grande relevância no processo de formação docente, principalmente para as licenciaturas, como possibilidade de aproximar elementos que venham a favorecer o graduando a tornar-se professor.
Nome do Mestrando: Djiacomo Neves Santana
Orientadora: Profa. Dra. Maria Nailde Martins Ramalho (UFVJM/FIH) nailderamalho@gmail.com
Banca: Prof. Dr. Flávio César Freitas Vieira–Membro interno (UFVJM/FIH) flavio.cesar36@gmail.com
Profa. Dra. Emília Murta Morais – Membro externo (UNIMONTES) emilia.murta@yahoo.com.br
Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay – Membro Suplente Interno ao Programa(UFVJM/FIH) adriananbodolay@gmail.com
Prof. Dr. Wellington de Oliveira Membro Suplente Externo ao Programa(UFVJM/FIH) wellington.oliveira@ufvjm.edu.br
Data: 09/10/2018
Local: Miniauditório do Centro de Estudos em Humanidades, Campus JK.
Horário: 19 horas

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem