• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Dissertação 45

Dissertação 45

Título da dissertação: O atravessamento das questões de gênero nas escolhas profissionais de estudantes do Ensino Médio.

 

Partindo da discussão sobre currículo e gênero, a presente pesquisa objetiva analisar como as questões de gênero participam nas escolhas profissionais de estudantes do Ensino Médio. Por meio da abordagem qualitativa estruturada com a técnica do Grupo Focal, a pesquisa traz a fala de estudantes do 3o ano do Ensino Médio na cidade de Diamantina-MG referente às suas escolhas profissionais. Com as contribuições de Carvalho (2010); Scott (1995); Louro (2003); Silva (2010) e Moreira (2001), organiza- se um referencial teórico sobre os conceitos de gênero e currículo. Para a interpretação do material coletado, serão utilizadas as categorias de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os dados coletados por meio dos encontros do grupo focal serão organizados segundo a técnica de análise de conteúdo que a partir do processo de ‘categorização’ estabelece a classificação das seções que foram organizadas e discutidas de acordo com as falas dos/as participantes da pesquisa. Dentre os resultados, a pesquisa aponta uma visão dicotômica em relação às escolhas profissionais entre os/as jovens e seus pais/mães/responsáveis. Além disso, os/as jovens evidenciam acreditar que existem profissões para homens e outras para mulheres e usam o fator biológico como determinante para tal divisão. A divisão entre homens e mulheres não representa apenas uma divisão de tarefas, mas uma desigualdade de status e remuneração, no qual gênero é o fator preponderante para limitar e reduzir as possibilidades de mulheres atuarem nos diversos espaços profissionais, inclusive os de liderança. Ressalta-se por meio dessa pesquisa, a importância em discutir sobre gênero no espaço escolar. Para superar as desigualdades de gênero, é fundamental a desconstrução de papeis e espaços masculinos e femininos socialmente estereotipados.
Palavras-chave: Gênero. Currículo. Escolhas Profissionais no Ensino

 

Título da dissertação: O atravessamento das questões de gênero nas escolhas profissionais de estudantes do Ensino Médio.
Mestranda: Ludmila Lins Bezerra
Orientadora: Dr.ª Denise da Silva Braga
Banca Examinadora:
Dr.ª Jeane Félix da Silva- Membro Externo – UFPB
Dr.ª Maria do Perpétuo Socorro Lima Costa – Membro Interno PPGED

06/06 às 14h na sala 34, Auditório do Prédio de Sistemas de Informação.

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem