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Dissertação 48

Dissertação 48

TÍTULO: UMA ANÁLISE DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EAD/IFNMG
RESUMO: O objetivo geral deste trabalho foi verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes (professor, tutor e alunos) da disciplina Iniciação Científica do curso de pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino. Mais especificamente, busquei identificar os objetivos propostos no Plano de Ensino da referida disciplina; identificar os Objetos de Aprendizagem a partir dos dados documentais e empíricos; e identificar, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a sequência didática implementada para desenvolver os conteúdos da referida disciplina; para, assim, avaliar se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Para tanto, a opção metodológica foi de caráter exploratório de natureza qualitativa e interpretativista. Os dados foram produzidos a partir de análise documental; e de entrevista semiestruturada com professor formador da disciplina, tutor a distância e alunos, com divisão da análise em 5 categorias: Categoria 1: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 2: Discussão sobre se o objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Categoria 3: Indicação de solução com potencial para otimizar os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Categoria 4: Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados; Categoria 5: Indicação da Sequência Didática utilizada. Somente após investigar a participação dos alunos, a atuação da professora formadora da disciplina, a mediação da tutora a distância no AVA, juntamente com a análise desses Objetos de Aprendizagem pude compreender a capacidade, qualidade e possíveis fragilidades existentes nesse percurso. Dessa forma, a produção dos dados indicou que o método de ensino e aprendizagem adotado pelo IFNMG é positivo, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE Educação a distância. Tecnologia digital. Objetos de Aprendizagem.

COMPOSIÇÃO DA BANCA:
Profª Dra. Adriana Assis Ferreira – UFVJM – Presidente;
Prof Dr. Everton Luiz de Paula – UFVJM – Membro externo ao programa;
Profª Dra. Mara Lúcia Ramalho – UFVJM – Membro do programa;
Prof Dr. Antônio Carlos Soares Martins – IFNMG – Membro externo à Instituição.

DATA: 12/11/2019
HORÁRIO: 10:00hs
ORIENTANDO: Clodoaldo Roberto Alves
ORIENTADORA: Adriana Assis Ferreira

Cláudio Vieira

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