• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Dissertação 49

Dissertação 49

Título: ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Resumo:
O presente estudo trata de uma investigação sobre as concepções de gramática que norteiam o trabalho de professores de língua portuguesa que atuam nas escolas de Ensino Fundamental de Diamantina-MG. No campo teórico, temos várias definições do termo, como por exemplo, as definições de Perini (2000), Neves (2002) e Travaglia (2005). Dentro do ensino de gramática, há que se considerar também o conceito de análise linguística que, de acordo com as definições Geraldi (2006) e Mendonça (2007), é uma metodologia para o ensino do conteúdo gramatical. Os dois são essenciais para entender a prática do ensino dos conteúdos supracitados na escola. Diante dessa variação terminológica e da importância desses estudos, perguntamo-nos: qual a concepção de gramática dos professores e de que forma esse conteúdo é abordado em sala de aula? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como ferramentas de coleta de dados foram utilizados os instrumentos: entrevista, diário de campo e pesquisa documental. Essa última permitiu-nos extrair dados de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de caráter consultivo, e a Base Nacional Comum (BNCC), de cunho normativo, que nos ajudaram a compreender as definições teóricas das quais tomamos como base para discutir o que é gramática. A análise foi feita por meio da Análise do Discurso, baseando-se os estudos semiolinguísticos de Patrick Charaudeau (2001), nos quais discutiu e analisou o discurso político.

Banca avaliadora:
Dr. Adriana Nascimento Bodolay (Presidente)
Ms. Layane Campos Soares- Membro externo (UFU)
Dra. Simone de Paula dos Santos- Membro externo ao Programa (FIH/UFVJM)
Dr. Sandro Vinicius Sales dos Santos- Membro interno (FIH/UFVJM)
Ms. Maressa Carneiro de Melo- Suplente (CEFET/MG)
A defesa ocorrerá no dia 13 de novembro de 2019, no Laboratório de Letras-LABLET/FIH, às 14h.

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem