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Dissertação 50

Dissertação 50

Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise das Atividades Extraclasse no Alto Jequitinhonha/MG
Resumo:
A pesquisa em questão tem como objeto de análise as Atividades Extraclasse (AEC) uma estratégia de formação continuada de professores da educação básica. Destacam-se como ferramenta da política pública educacional, tendo como finalidade a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. As AEC, também, denominadas na rede de ensino mineira como “Módulo II”, são de caráter obrigatório e compete aos gestores institucionais seu acompanhamento e monitoramento. Tem como objetivo analisar a prática das AEC no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores no Alto Jequitinhonha/MG, focando nos elementos referenciais como ações de seu desenvolvimento, no período 2013-2018. Neste estudo, tomam-se como fundamentação teórica autores que dialogam com o universo da educação, sobretudo, concepções da formação de professores com Pimenta (2005), Gatti (2008), Libâneo (2002) entre outros. Como pressuposto metodológico utiliza-se dos princípios da pesquisa documental como método para materialização dos dados, a abordagem é de caráter qualitativo e a técnica é de análise de conteúdo. Optou-se para o desenvolvimento do estudo a delimitação do marco temporal (2013-2018) e do universo da pesquisa (três escolas estaduais em três municípios integrantes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina). Esta pesquisa desenvolve-se em três etapas, sendo: seleção e definição das fontes documentais; descrição e levantamento do conteúdo, e análise e interpretação dos dados. Como resultado a pesquisa desvelou que há cumprimento da frequência dos professores nas atividades previstas pelo processo de formação, objeto do estudo em questão, o que não pode ser entendido como garantia de reflexão sobre a ação, que se constitui a essência das AEC. Aponta fragilidade na prática de um dos elementos implícitos ao processo de formação, o estudo-formação. Acredita-se que este estudo poderá contribuir institucionalmente para fortalecer a efetividade das AEC, visando melhorias na formação continuada em serviço, dos professores da SRE Diamantina, quiçá da SEEMG.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Básica. Atividades Extraclasse.
Data: 03/12/2019 – Horário: 14h
Local: Prédio Pavilhão de Aulas – Sala 209 – Áudio Vídeo
Campus JK – UFVJM – Diamantina/MG
Banca:
Presidente – Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mara Lúcia Ramalho -Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Membro Interno – Prof. Dr. Leonardo Santos Neves
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Membro Interno – Prof.ª Dr.ª Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM Membro Externo – Prof.ª Dr.ª Anna Helena de Almeida Pires Altenfelder Silva
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC

Cláudio Vieira

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