• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Dissertação 51

Dissertação 51

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA VISÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO IFNMG-CAMPUS ARAÇUAÍ

RESUMO

Objetivo: Compreender a visão dos docentes do curso técnico de enfermagem do IFNMG-Campus Araçuaí sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Caminho Metodológico:
Trata-se de um estudo descritivo e de caráter qualitativo, que foi desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de 2019, além de buscar sustentação teórica em uma base de aportes constituída de referências bibliográficas e documentais do campo educacional que subsidiaram as análises do corpus da dissertação. Foi realizado um Grupo de Discussão com enfermeiros(as)
que compõem o quadro de docentes do IFNMG-Campus Araçuaí. O estudo foi realizado no Museu de Araçuaí, Minas Gerais, no mês de maio de 2019. Utilizou-se de um roteiro de questões norteadoras. O grupo de discussão foi filmado com uma câmera digital e os dados foram transcritos na íntegra. Resultados e Discursão: Por meio deste estudo foi possível evidenciar que a influência da família, de professores e de amigos que atuavam no campo da educação, contribuiu positivamente e negativamente na escolha da docência por estes(as) enfermeiros(as). Os discentes do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Campus Araçuaí, são estudantes com diferentes idades e culturas. Os(as) enfermeiros(as) afirmam que não tiveram formações sobre o processo de avaliação quando se inseriram na docência. Relatam que aprenderam a avaliar os estudantes na prática, mesmo devido a grande parte dos professores do curso técnico ser bacharéis e, portanto, não vivenciaram disciplinas sobre docência no âmbito da formação inicial. Desse modo, ainda que de modo preliminar, é possível afirmar que na trajetória percorrida na área da docência os(as) enfermeiros(as) docentes se veem diante do desafio que a avaliação da aprendizagem dos estudantes do Instituto Federais lhes impõe. Considerações Finais: Conclui-se que ao pensar em educação e sua relação com o processo de trabalho, observa-se a relevância a respeito da efervescência de novas práticas de saúde e do cuidar no mundo profissional de enfermagem, que marcam os tempos atuais, permitindo visualizar o efeito de transição entre o ensino e a prática.

Palavras-chave: Aprendizagem. Enfermagem. Docente. Avaliação.
Orientador; Prof. Dr.Sandro Vinicius Sales dos Santos
Orientanda: Valéria Gonzaga Botelho de Oliveira Eulálio
Banca Examinadora;
Titular 01; Prof. Dr Leonardo dos Santos Neves UFVJM
Titular 02; Prof. Dra Elizabeth Moreira Gomes IFNMG
Suplente 01; Prof. Dra Maria do Socorro de Lima Costa UFVJM
Suplente 02: Prof. Dra Maria Elizabeth Antunes Lima UFMG
Local; Laboratório da pedagogia no prédio da Humanidades
Data e Horário: 12/12/2019 as 14:00H

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem