Título: CULTURAS E CURRÍCULOS: ESTUDOS SOBRE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DIAMANTINA- MG
Resumo:
Neste presente trabalho socializamos os dados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento numa escola municipal de Diamantina-MG no Ensino Fundamental I. A questão que direciona esta investigação relaciona-se aos currículos e às culturas presentes no contexto escolar, buscando entender como são trabalhadas as culturas no currículo. Nesse sentido, conhecer quais as culturas são ensinadas no currículo, nos permiti entender certos aspectos da dimensão curricular da escola, tais como: o que os professores entendem por cultura, como eles a ressignificam nas suas práticas e como as diferentes culturas, locais, populares, infanto-juvenis são trabalhadas no currículo. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta investigação foram análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com professoras do ensino fundamental I. No que cerne a análise bibliográfica, realizamos um estudo teórico sobre as temáticas culturas, currículos e identidades, com estudiosos dessas áreas como Stuart Hall (2013; 1997), Alice Cassimiro Lopes (2011; 2007), Elizabeth Macedo (2011), Tomas Tadeu da Silva (1995), José Gimeno Sacristán (2000), Jurjo Santomé (1998). A análise documental se deu por meio da análise das matrizes curriculares da escola campo da investigação. Recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 2010), para a análise dos dados obtidos por meio do estudo das matrizes. Para este estudo, realizamos uma classificação em duas categorias de análise: uma central com o termo “cultura” e outra secundária com os termos “cultura popular, cultura local e cultura infanto-juvenil”. Neste sentido, buscamos relacionar dentro das matrizes curriculares as discussões que envolvessem esses conceitos e termos correlatos tais como: “pluralidade” “diversidade”, “diferença”, “identidade”, “manifestações culturais”, e “modos de vida”, utilizando-se do recurso de repetição de palavras e recorrência dos termos, procurando por conteúdos e capacidades que destacassem essas categorias. Por meio dessa análise podemos perceber que assim como toda a dimensão escolar, as matrizes curriculares também estão repletas de culturas sendo significadas ao logo do ano letivo. As matrizes sinalizam que as culturas estão presentes nos conteúdos escolares em diferentes aspectos, tais como: nos modos de vida, nas manifestações culturais, na cultura indígena e afro-brasileira, na cultura local, na cultura da escola e na cultura escrita. Contudo, podemos afirmar que um currículo não se limita apenas as intenções prescritas em uma matriz curricular, embora sejam de singular importância. O currículo se estabelece e se recria na escola, mediante a práticas cotidianas, que são interpretadas pelos sujeitos que compõem essa instituição escolar.
Nome da Mestranda: Franciely Cardoso de Almeida
Nome da Orientadora: Profª Drª Regina Célia do Couto
Banca:
Presidente – Profª Drª Regina Célia do Couto – UFVJM
Membro Interno – Profª Drª Keila Auxiliadora Carvalho – UFVJM
Membro externo ao Programa – Profª Drª Rúbia Oliveira – UFVJM
Membro interno suplente: Profª Drª Rosana Baptista – UFVJM
Membro externo ao Programa suplente: Profª Drª Simone Barreto Anadon
Data: 24/07/2018
Hora: 09:00 horas
Local: Prédio de Sistemas de Informação ( à agendar)