A ATUAÇÃO DO GESTOR NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM PINHEIROS-ES (2013-2017): dilemas e possibilidades
RESUMO
O presente estudo tem como tema a atuação do gestor no Projeto Político-Pedagógico em duas escolas municipais em Pinheiros, no Estado do Espírito Santo, no período de 2013 a 2017. O objetivo está pautado em analisar o papel do gestor escolar, bem como os dilemas e possibilidades vinculadas aos processos de elaboração, atualização e execução do PPP. A opção pela temática justifica-se em função do princípio da gestão democrática estabelecido pela Constituição Federal da República de 1988 em seu artigo 206, inciso VI e o que determina a LDB de 20 de dezembro de 1996 em seus artigos 12, 13 e 14 acerca da construção e execução do PPP, no intuito de promover participação dos envolvidos no contexto escolar no exercício da gestão democrática do ensino público brasileiro. A problemática foi determinada por razões práticas da pesquisadora, que impeliram a discussão sobre a função do diretor e a participação da comunidade escolar nos procedimentos do PPP nas instituições públicas de ensino. A pergunta central fundamenta-se na seguinte indagação: Qual o papel do gestor nos processos de elaboração, atualização e execução do PPP na instituição educacional? Os referenciais teóricos foram selecionados por meio de leituras em trabalhos de autores que subsidiaram o desenvolvimento do estudo e a argumentação com a temática abordada. Trata-se de uma pesquisa de campo, desenvolvida numa abordagem qualitativa e do tipo exploratória, que se apropria dos procedimentos de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas a gestores, professores, servidores, pais e alunos. Na dialogia com os materiais e métodos, apresentamos a organização, aplicação e procedimentos dos instrumentos utilizados, bem como a análise documental indicada nos quadros e tabelas. A coleta dos dados foi constituída mediante a aplicabilidade das entrevistas e dos questionários, com a finalidade de buscar respostas aos objetivos propostos e à problemática questionada. Na metodologia, descrevemos a análise, interpretação dos dados preliminares e os resultados através de gráficos. Por fim, registramos as considerações finais que se refere ao desenvolvimento, execução e conclusão do estudo. O produto final está estruturado no retorno dos resultados à equipe gestora que media o PPP e docentes das intuições pesquisadas.
Nome da Mestranda: Josenaide Lopes Silva Zampronho
Nome do Orientador: Prof. Dr. Altamir Fernandes Oliveira
Banca:
Membro Interno :Prof. Dr. Sandro Vinícius Sales dos Santos (UFVJM)
Membro Interno: Profª. Dra. Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa (UFVJM)
Membro externo: Prof. Dra. Luciana de Freitas Campos (UFVJM)
Suplente interno:
Profª. MSc. Kyrleys Pereira Vasconselos (UFVJM) Pereira
Data: 31/07/2018
Hora: 09:00 as 11:00 h
Local: Sala de reuniões do Departamento de Zootecnia (DZO) – Campus JK – Diamantina-MG