Titulo: AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: um estudo dos mecanismos e instrumentos de autoavaliação utilizados na UFVJM entre os anos de 2010 a 2015.
Resumo:
Por consistir em um processo de autoconhecimento sobre as potencialidades, problemas e responsabilidades de uma instituição, a avaliação institucional tem sido nos últimos anos, um tema de extrema relevância. Atualmente percebe-se que na área educacional, mais precisamente no ensino superior, os processos avaliativos institucionais passaram a dedicar-se a um único instrumento de avaliação, o ENADE. Esse instrumento é utilizado como principal refletor da qualidade da educação superior brasileira, deixando de lado outros instrumentos utilizados em prol da avaliação formativa da instituição. A indiferença inerente às avaliações formativas traz questionamentos os quais remetem à problemática deste estudo, que de modo geral está em compreender como os instrumentos de autoavaliação institucional vêm sendo utilizados, e se estes obedecem às diretrizes de suas criações que prevêem a avaliação formativa da instituição para a melhoria da qualidade do ensino através da autorreflexão de seus processos internos. A pesquisa em epígrafe tem como objetivo investigar os processos e instrumentos de autoavaliação adotados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM adotados entre os anos de 2010 a 2015. A abordagem trabalhada nesta pesquisa consiste na abordagem qualitativa, sendo caracterizada por sua função descritiva dos processos de autoavaliação realizados na UFVJM. A pesquisa caracteriza-se como sendo descritivo-analítica por expor alguns dos problemas e deficiências relacionados às etapas pertencentes à autoavaliação na UFVJM. Os procedimentos adotados para a coleta e análise dos dados foram realizados através da pesquisa documental e método comparativo respectivamente. Ao final da análise, foi constatado que, em resumo, os instrumentos de autoavaliação institucional utilizados pela UFVJM entre o período de 2010 a 2015 não consistiam em ferramentas eficazes na promoção da cultura de avaliação na instituição.
Palavras-chave: Autoavaliação, Cultura de Avaliação, Educação Superior, Instrumentos de Autoavaliação.
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Rodrigues
Mestrando: Marcos Vinícios Lopes de Souza
Composição da Banca:
Presidente: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Rodrigues
Prof. Dr. Leonardo dos Santos Neves – UFVJM (Membro titular interno)
Prof. Msc. Elias Pedro Rosa – IFMG (Membro titular externo)
Prof.ª Dr.ª Kyrleys Pereira Vasconcelos (Membro suplente interno)