Título do Trabalho: DISCURSOS SOBRE HOMOAFETIVIDADE: Influência das Mídias Sociais no Discurso da Mídia Tradicional
Resumo: A pesquisa tem por objetivo verificar elementos sobre a comunidade LGBT advindos da ideologia do cotidiano no discurso da Mídia Tradicional. Para isso, primeiramente, apresentou-se a teoria bakhtiniana de complexificação das ideologias através dos gêneros de discurso e sua tese do riso como fator de transformação social.
Em seguida, explicitou-se estudo científico que evidencia a mudança nos Discursos da Mídia Tradicional, em novelas da Rede Globo, sobre a diversidade sexual, uma vez que a hipótese sobre a qual o trabalho se alicerça é que o discurso que impulsiona as transformações sociais nasce na ideologia do cotidiano e entremeia os gêneros do discurso até permear os Discursos Oficiais. Por fim, analisou-se discursos sobre homoafetividade nos canais LGBT do YouTube, evidenciando as correlações apresentadas.
Auxiliam nesta construção obras e textos acadêmicos sobre história do movimento e da imprensa LGBT, obras sobre as mídias televisiva e social, documentários, entrevistas e canais LGBT disponíveis no YouTube. Do ponto de vista teórico-filosófico, a dissertação se respalda na obra de Mikhail Bakhtin, sobretudo seu livro A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, textos que o comentam e outras obras do autor.
PALAVRAS-CHAVE: 1. Mídias; 2. Comunidade LGBT; 3. Análise do Discurso; 4. Ideologia do Cotidiano;
Nome do Mestrando: Ruan Soares Ribeiro
Nome do Orientador: Prof. Dr. André Luiz Covre
Banca
Presidente: Prof. Dr. André Luiz Covre
Membro Interno: Prof. Dr. Leonardo dos Santos Neves – FIH
Membro externo:Profª. Drª. Simone Santos – FIH
Suplente: Profª. Drª. Amanda Thomaz Monteiro – Dicom
Data: 17 de agosto de 2018
Hora: 14 horas
Local: Sala 34 – Auditório Prédio de Sistemas