TÍTULO: PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TRATAMENTO DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA/MG NO PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE
Nome da Orientadora: Profª. Drª. Denise da Silva Braga
Banca:
Presidente: Profª. Drª. Denise da Silva Braga
Membro Interno – Profª. Dr. Regina Célia Couto
Membro Interno – Proº. Dr. Sandro Vinicius Sales dos Santos
Resumo
A escola, no contexto da Educação Infantil, exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Neste sentido a presente investigação pretendeu abordar aspectos referentes ao planejamento na educação infantil, como instrumento de trabalho no contexto da atuação docente. Desta forma, o objetivo deste trabalho buscou analisar como as professoras de Educação Infantil do município de Diamantina-MG, concebem o planejamento da prática pedagógica em creches e pré-escolas a partir dos documentos curriculares oficiais do município. No âmbito educacional, o planejamento assume a função de prever as melhores condições para promover a aquisição de habilidades pela criança, favorecendo seu desenvolvimento em todas as capacidades: motora, cognitiva, afetiva e social. Assim, é inegável que a tomada de decisões a partir do planejamento se torna indispensável e contribui para concretização do trabalho na educação infantil, sendo a partir dele que o professor determina seus objetivos e suas metas. Buscou-se ainda analisar os documentos legais que norteiam o currículo da Educação Infantil no Munícipio, estabelecendo aproximações e distanciamentos com os documentos produzidos em âmbito nacional pelo Ministério da Educação (MEC). Autores como Vasconcellos (2006), Gamboa (2012), Gandim (2013), Ostetto (2000), Kramer (1995), Oliveira (2002) Didonet (2011), Kuhlmann (2010), Kishimoto (2002), Redin (2017), entre outros, traçam o caminho teórico da investigação. Os procedimentos e instrumentos metodológicos empregados na coleta de dados foram a técnica do grupo focal atrelada à entrevista semiestruturada, a ser realizada com profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Diamantina-MG. A relevância desta pesquisa consiste na possibilidade de, ao tratar do planejamento refletir sobre a própria Educação Infantil como modalidade da educação regular. A prática cotidiana, observada a partir da atuação profissional, tem demonstrado que há equívocos em relação aos objetivos da educação da criança que, frequentemente, confunde-se com uma precoce alfabetização e na incorporação de conteúdos que negligenciam a fase de vida da criança. Refletir sobre o planejamento na educação infantil é, desta forma, uma oportunidade de reflexão sobre o sentido da educação da criança, do cuidar e educar e, do planejamento do trabalho pedagógico nas instituições municipais de educação infantil.
DATA DA QUALIFICAÇÃO: 23/08/2018
HORÁRIO: 10:00 HRS
LOCAL: PRÉDIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO (á agendar)