• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Qualificação 42

Qualificação 42

Título: VIDEOAULAS NO YOUTUBE: UM ESTUDO SOBRE OS FORMATOS QUE GERAM MAIOR ENGAJAMENTO DO PÚBLICO

Resumo: As ferramentas digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Professores e alunos podem usufruir desses recursos para melhorar a experiência de aprendizado em sala de aula. A videoaula é um importante recurso didático que pode ser usado pelos professores por meio de sites de compartilhamento de vídeos como o Youtube. Alguns estudos comprovam a eficácia do uso de vídeos na educação, mas há pouco sobre qual o formato ideal de vídeos educativos. Neste trabalho foram estudados três formatos de videoaulas com o objetivo de identificar qual gera maior engajamento do estudante. Foram produzidas videoaulas divididas em minicursos e comparadas com videoaulas existentes que não seguiam o mesmo padrão, mas com o propósito semelhante. O formato de videolog foi o formato preferido dentre os testados conforme análise feita por meio do coeficiente de correlação de Pearson. O resultado deste trabalho possibilita aos professores a elaboração de videoaulas melhores, a fim de aumentar a motivação do aluno no aprendizado.
Nome do discente: Welington dos Santos Silva
Nome do Orientador: Euler Guimarães Horta
Nome do Coorientador: Alexandre Ramos Fonseca
Banca: Carlos Ignácio, Paulo César de Resende Andrade. Suplente: Marcelino Serretti Leonel.
Local: Sala 254 ICT
Data: 26/04/2019

Horário: 14:00.

ppgedufvjm

Deixe sua mensagem