• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Qualificação 43

Qualificação 43

Título: O uso de softwares educacionais por professores de matemática

A disseminação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sociedade contemporânea tem impactado de maneira significativa o campo educacional, inclusive, as práticas pedagógicas. As diversas inovações tecnológicas permitem explorar cenários alternativos para o ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento, em especial, aos conteúdos de Matemática. O software educacional é uma das ferramentas de TDICs que viabilizam potencializar o ensino de matemática. A integração dos softwares educacionais ampliam as possibilidades que o professor dispõe para o uso do computador na construção do conhecimento. Porém, demanda um saber tecnológico mais avançado por parte do professor e, consequentemente, uma formação mais sólida e mais ampla. Considerando este cenário, encontra-se em desenvolvimento uma pesquisa cujo objetivo principal é investigar a utilização de softwares educacionais por professores de matemática, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tal, realizou-se as primeiras etapas da pesquisa, buscou-se identificar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe a utilização dos softwares educacionais dentro das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Através do envio de questionário online verificou-se se, na prática, os softwares educacionais foram utilizados como proposto pelo PPC, no decorrer do curso, na percepção dos participantes. Os dados coletados até o momento apresentam resultados significativos. Uma quantidade considerável de participantes alega ter tido contato com o uso de softwares educacionais no ensino e aprendizagem de matemática em diferentes momentos durante o curso. Aproximadamente metade dos entrevistados que atuam como professores de matemática alegaram utilizar e/ou ter utilizado softwares educacionais em suas práticas de ensino. Após as análises de dados da etapa anterior, encontra-se em andamento a etapa das entrevistas, nesta busca-se identificar como os professores de matemática utilizam os softwares educacionais em suas práticas de ensino: desafios e potencialidades. Assim como, os softwares educacionais mais utilizados pelos participantes da entrevista. Após, será realizada as análises de dados através da técnica análise de conteúdo. Com esta pesquisa, pretende-se com os resultados contribuir para o campo da formação inicial de professores de matemática em articulação com a utilização de TDICs no ensino.

Nome do discente: Nayara Rocha Fernandes

Nome do Orientador: Paulo César de Resende Andrade

Banca: Alexandre Ramos Fonseca, Douglas Frederico G. Santiago. Suplente: Euler Guimarães Horta

Local: Sala 254 ICT

Data: 08/05/2019

Horário: 8:00

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem