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Qualificação 45

Qualificação 45

INTERVENÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DIAMANTINA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO: ações tomadas e possibilidades de aplicação de Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento de Projetos

RESUMO

Diante de problemas nos âmbitos administrativo e financeiro das últimas duas gestões, assumidas por processo democrático, de certa escola, fez-se necessário no ano de 2016, que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino Diamantina procedessem à ruptura do uso da democracia, nomeando um servidor Analista Educacional/Inspetor Escolar como interventor, para assumir o papel de gestor escolar, na função de diretor. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar o processo que motivou a intervenção da SRE/Diamantina na gestão de uma Escola Estadual do município de Diamantina-Minas Gerais, no período de 2015-2016, decorrente dos problemas nos âmbitos financeiro e administrativo, considerando sua relação com a ação democrática e colegiada da comunidade escolar, sob a ótica de Gerenciamento de Projetos. A pesquisa fará, quanto à classificação, uma abordagem quanti-quali, exploratória e descritiva, análise documental e utilização de entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da pesquisa será organizado entre os anos de 2015 e 2016, pelo fato, de nesse período, terem ocorrido duas exonerações de gestores da escola. Pretende-se analisar a intervenção na escola pela SRE/Diamantina, visto que, nesse período, em um universo de 118 escolas, somente essa unidade necessitou de tal intervenção. Por isso, se faz necessário estudar o porquê da interrupção do processo democrático na escolha de diretor desse estabelecimento, nomeando um servidor Analista Educacional/Inspetor Escolar para exercer a função de diretor. A base teórica terá respaldo no Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK (2017), que consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, atitudes, Ferramentas e Técnicas de gestão para realizar o presente projeto de pesquisa. Espera-se que esse estudo possibilite verificar elementos que justifiquem a importância, para a área de gestão educacional, do processo de intervenção em instituição democrática de ação colegiada, sugerindo possibilidades de correção e redesenho nos demais procedimentos e ações a serem realizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino Diamantina – Minas Gerais.

Palavras-chave: Intervenção, Gestão Escolar, Gerenciamento de Projetos, Escola Estadual.

Data da apresentação: 27 de maio de 2019.
Horário: 14:00.
Local da apresentação:
Sala de Reuniões do Departamento de Zootecnia (DZO).
CAMPUS/JK, Cidade: Diamantina/MG.
Endereço: Rodovia MGT 367 – Km 583 – nº 5000.
Professores da composição da Banca:
Profº. Dr. Altamir Fernandes de Oliveira – UFVJM
Profª. Dra. Mara Lúcia Ramalho – UFVJM
Profª. Dra. Cinthya Rocha Tameirão – UFVJM
Profª. Dra. Michele Bernardino de Lima – UFVJM
Profº. Dr. João Antônio Gomes Pereira – UNIPAMPA/UFVJM
Profº. Dr. Eduardo Meireles – UNICAMP

Cláudio Vieira

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