Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise das Atividades Extraclasse no Alto Jequitinhonha/MG
Resumo: O presente estudo tem como objeto de análise as atividades extraclasse (AEC), uma estratégia de formação continuada de professores, em serviço, denominada na rede estadual de ensino mineira, também, como “módulo II”. As AEC destacam-se como ferramenta da política educacional de formação permanente dos professores da educação básica, tendo como finalidade a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. Em tese tem-se em vista que os elementos de estudo, planejamento e avaliação são constituintes da organização da ação pedagógico-didática dos docentes que contribuem para a qualidade do ensino ofertado. Como instrumento da política pública de formação as AEC são de caráter obrigatório, sua efetivação compete o acompanhamento e o monitoramento dos gestores institucionais. Nesta pesquisa, tomam-se como fundamentação teórica concepções de autores que dialogam e amplia nosso universo da educação, sobretudo, os pressupostos da formação de professores com Pimenta (2005), Gatti (2008), Libâneo (2002), Scholochuski (2017) entre outros. Este estudo tem como objetivo analisar nas AEC, os elementos que se constituam referenciais para o seu desenvolvimento, no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores no Alto Jequitinhonha/MG, no período de 2013-2018. Este estudo utiliza-se dos princípios da pesquisa documental como método para materialização dos dados. A abordagem é de caráter qualitativo e a técnica é de análise de conteúdo. Para seu desenvolvimento optou-se pela delimitação do marco temporal (2013-2018) e do universo da pesquisa (três escolas estaduais em três municípios, integrantes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina, localizada no Alto Jequitinhonha). Este estudo possui três etapas norteadoras para o seu desenvolvimento, sendo elas: seleção e definição das fontes documentais; descrição e levantamento do conteúdo, e análise e interpretação dos dados. O texto estrutura-se pela introdução e organização em três capítulos e uma proposta preliminar que visar contribuir para o fortalecimento e efetividade dos momentos coletivos, sobretudo, o de estudo/formação. Neste momento do trabalho pode-se afirmar que existe uma participação efetiva dos professores nos momentos coletivos, o que não pode ser entendido como garantia de reflexão sobre a ação, em serviço, que se constitui a essência das atividades extraclasse. Acredita-se que este estudo poderá contribuir institucionalmente para o fomento da efetivação das AEC, visando melhorias no processo formativo de professores nas escolas estaduais da SRE Diamantina, quiçá em MG.
Palavras-chave: Atividades Extraclasse. Formação de Professores. Educação Básica.
Data: 12/08/2019 Horário: 09h
Local: Novo prédio da DEAD/UFVJM (sala de reuniões)
Discente: Ednéia dos Santos Cunha Neves
Orientadora: Profª Dra. Mara Lúcia Ramalho
Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Mara Lúcia Ramalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Prof.ª Dr.ª Ana Helena Altenfelder Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC
Prof. Dr. Leonardo Santos Neves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Prof.ª Dr.ª Maria do Perpétuo Socorro Lima Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM