Título do Trabalho: CURRÍCULO ESCOLAR: identidades culturais e Educação
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa vinculada à Linha IV – Currículo, avaliação, práticas pedagógicas e formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Alicerçada em estudos como de Candau (2007), Candau e Moreira (2003, 2008), Gomes (1999), Macedo (2008), Santomé (1995), Silva (2006), essa investigação parte do princípio de que o currículo pode ser um instrumento de criação, valorização e preservação de identidades culturais. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa foi investigar se e como os currículos da Escola Municipal José Gomes Sales contribuem na (re) produção das identidades culturais da Comunidade Quilombola do Ausente, município de Serro-MG. O desenvolvimento deste estudo, predominantemente qualitativo, mas, também quantitativo, foi realizado em quatro etapas. A primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica para composição do aporte teórico sobre os temas currículo, identidade, cultura e Educação Escolar Quilombola e estudo do arcabouço normativo que regulamenta a proposição dos currículos escolares, destacando-se a Resolução nº 08 de 20 de novembro de 2012 que definiu as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa documental cujo objetivo foi investigar se os currículos vigentes na Escola Municipal José Sales Gomes fazem interface com as tradições, as culturas, as memórias, os saberes da Comunidade dos Ausentes. Para isso, foram analisados o projeto político pedagógico, planos e planejamentos curriculares e livros didáticos vigentes na escola pesquisada. Na terceira etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros da comunidade para apontar se os currículos dessa escola têm sido instrumentos que possibilitam aos protagonistas desse lugar conhecerem suas tradições e suas identidades culturais. Para essa etapa foi escolhido como método de pesquisa a história oral temática, uma ferramenta metodológica que possibilita a produção de conhecimento a partir da subjetividade e da sutileza envolvida na produção narrativa. Na última etapa foram desenvolvidos os procedimentos de transcrição, textualização, transcrição e análise do material coletado em conformidade com os propósitos dessa pesquisa e sua fundamentação teórica. A partir dos resultados desse trabalho, concluímos que os currículos vigentes na Escola Municipal José Sales Gomes ainda silenciam as identidades culturais desses povos quilombolas nas suas práticas de ensino. Ressalta-se a importância dessa pesquisa para avaliar o processo de implementação de políticas públicas de educação para os povos quilombolas em uma região historicamente construída pela mão de obra negra escravizada, que formou nesse território uma das maiores diásporas africana em solo brasileiro. Deste modo, é de extrema importância dar visibilidade a essas comunidades remanescentes de quilombo, assegurando-as o direito de conhecer e vivenciar suas histórias e tradições, principalmente no ambiente escolar.
Palavras-chave: Currículo. Identidade. Cultura. Educação Escolar Quilombola. Comunidade Quilombola do Ausente.
Nome do mestrando: Narlisson de Jesus Martins
Nome da Orientadora: Regina Célia do Couto
Membros da Banca:
Prof.ª Dr.ª Regina Célia do Couto – Presidente
Prof. Dr. Leonardo Santos Neves – UFVJM
Prof.ª Dr.ª Dayse Lúcide Silva Santos – IFNMG
Prof.ª Dr.ª Maria Adélia da Costa – CEFET-MG (SUPLENTE)