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Qualificação 62

Qualificação 62

Título: Uso de Técnicas de Classificação de Texto e Consciência Situacional para Análise de Fóruns em Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Suporte a Tomada de Decisão

A educação em todos os âmbitos enfrenta um grave problema que é a evasão escolar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), no Brasil o número de estudantes nesta modalidade vem crescendo a cada ano. Mesmo com o sucesso dessa modalidade de ensino a evasão vem se mostrando como sendo um grande problema que deve ser combatido. Por ser um fator preocupante para professores, tutores e gestores, instituições de ensino tentam descobrir os motivos da evasão, visto que afeta tanto os estudantes, que não conseguem alcançar o fim dos estudos, como a instituição cujo objetivo é prover formação a estes estudantes. Uma área que vem se destacando no ambiente educacional é a Análise de Sentimento. A Análise de Sentimento, quando presente no ambiente educacional, estuda e analisa os sentimentos dos estudantes com objetivo de interpretá-los, podendo ser usada para mensurar a motivação dos estudantes, a partir de interações em fóruns educacionais. A criação de ambientes que envolvam, além da automação do processo de aprendizagem, a interpretação e compreensão do sentimento do estudante, podem auxiliar professores, tutores e gestores no processo de tomada de decisão para ações efetivas na prevenção da evasão. A compreensão da situação como precursora do processo de tomada de decisão é o conceito denominado Consciência Situacional. Este conceito é utilizado em ambientes e situações que requerem correta compreensão, referindo-se à habilidade de um operador
ou equipe obterem percepção, compreensão e antecipação de um estado futuro da situação corrente. Desta forma, Consciência Situacional possui potencial para ser aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A utilização de métodos e técnicas da Consciência Situacional aliada às técnicas computacionais da Análise de Sentimento em ambiente educacional são promitentes como caminhos para a solução da evasão observando o dinamismo de informações e situações geradas com as interações e participações dos estudantes. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo de Consciência Situacional utilizando técnicas da Análise de Sentimento como auxílio na Tomada de Decisão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como forma de mitigar a evasão. Para a validação do modelo proposto foram utilizados algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado em uma base de dados sobre estudantes motivados ou não, a partir de postagens em fóruns educacionais. O modelo proposto é genérico e pode utilizar diferentes informações presentes no Ambiente de Ensino. Resultados dos experimentos indicam a viabilidade da utilização de tais técnicas como forma de suporte ao entendimento da situação em curso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e apoio às decisões dos tutores e gestores.

Discente: Dirlene Aparecida Almeida e Silva

Banca de Qualificação:
Titulares:
Profa. Dra. Luciana Pereira de Assis – Orientadora
Profa. Dra. Claudia Beatriz Berti (UFVJM) – Coorientadora
Prof. Dr. Cristiano Grijó Pitangui (UFSJ)
Prof. Dr. Cristiano Maciel da Silva (UFSJ)
Suplente:
Profa. Dra. Cinthya Rocha Tameirão (UFVJM)
Data: 30/08/2019
Horário: 13h
Local: Sala de Auditório do SI – Campus JK, UFVJM.

Cláudio Vieira

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