• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Qualificação 63

Qualificação 63

TÍTULO: “Matemática e Desenvolvimento de Sistemas: O processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar em pauta no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFNMG Campus Arinos.”

RESUMO: A matemática é uma ciência que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico. Alguns métodos computacionais e, neste caso, específico a programação em JAVA, podem revelar-se um bom recurso no processo de ensino e de aprendizagem, pois os alunos, além de obedecerem a regras, aprendem a acessar novas possibilidades de desenvolvimento matemático, estimulando o processo intelectual, desse modo, esta pesquisa procurou refletir sobre os possíveis impactos causados no processo ensino-aprendizagem, por meio da utilização da Programação em Java interligada ao ensino de Matemática nos domínios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Arinos, mais especificamente no curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. A pesquisa buscou analisar de que forma a interação entre a disciplina de Desenvolvimento de sistemas e a disciplina de Matemática pode ser útil para o aprendizado significativo de Matemática no ensino médio, e se essa interação pode auxiliar na formação profissional do aluno do curso Técnico em Informática. Foram utilizadas teorias que discutem a Interdisciplinaridade e a utilização de Tecnologias para o Ensino de Matemática, baseadas nos autores D´AMBRÓSIO, FAZENDA, FIORENTTINE, FRIGOTTO, entre outros; Com a finalidade de refletir e teorizar a partir dos objetivos e problema da referida pesquisa. Para tanto, a pesquisa teve um caráter qualitativo, norteada por entrevistas com os alunos do IFNMG, Campus Arinos, matriculados no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e professores, que atuam na regência das referidas disciplinas no curso supracitado. Por meio das entrevistas coletadas com os docentes e através dos questionários respondidos pelos discentes após participarem de um curso interdisciplinar ministrado pelo pesquisador foi possível concluir que existe uma estreita relação entre as disciplinas abordadas nessa pesquisa e que o trabalho interdisciplinar precisa ser aprimorado e levado em consideração por parte de todos os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade. Matemática. Tecnologias.

NOME DO MESTRANDO: Maycon Luiz Amaral Magalhães

NOME DO ORIENTADOR: Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães

BANCA: PRESIDENTE: Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães

MEMBRO TITULAR: Prof. Dr. Amédis Germano dos Santos

MEMBRO TITULAR: Prof. Dra. Lorena Sophia Campos de Oliveira

MEMBRO SUPLENTE : Prof. Dra. Raquel de Souza Pompermayer

DATA: 30/08/19

HORÁRIO: 11:00

LOCAL: Auditório do Núcleo Integrado de Pesquisa do Campus Mucuri

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem