• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Qualificação 66

Qualificação 66

Título: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS E TÉCNICAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA: uma pesquisa-ação no IFNMG, Campus Arinos-MG, com base nas áreas de conhecimento Qualidade e Aquisições.
Resumo: O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) reconhece que, para cumprir a sua missão institucional, é necessária uma gestão de qualidade.Esta dissertação buscaverificar os resultados, de maio de 2018 até agosto de 2019, da aplicação do Senso de Utilização do Programa 5S, no Almoxarifado, e os Sensos de Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina, em outros setores; e das ferramentas e técnicas do Gerenciamento de Aquisições do Projeto, no que concerne à qualidade, na Coordenadoria de Compras, Contratos e Convênios do IFNMG, Campus Arinos. Foram utilizados livros, PMBOK,teses, dissertações, artigos científicos e materiais disponíveis na internet. Foi feita uma pesquisa de opinião com 37 servidores do IFNMG, Campus Arinos, e, após a pesquisa, foi feita uma intervenção com as ações propostas.Utilizou-se o método da pesquisa-ação, por este pesquisador ter planejado e implementado projeto de qualidade dentro do Instituto e por apresentar, nesta investigação, as verificações dos resultados dessa implementação. Os resultados deste trabalho têm o intuito de obter melhorias nos processos, na qualidade e no ambiente de trabalho do Almoxarifado, assim como no setor administrativo em geral por meio das boas práticas do Programa 5S.

Data: 19/11/2019
Local: Sala de reuniões do departamento de zootecnia
Orientador: Altamir Fernandes de Oliveira
Membros da banca: Dr Gerusa de Fátima Tomé Sabino, Dr Eduardo Meireles, Dr João Antônio Gomes Pereira e Dr Marcelino Serretti Leonel.

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem