• (38) 3532-1200 Ramal 8145
  • secretaria.ppged@ufvjm.edu.br

Qualificação 68

Qualificação 68

ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental

Este trabalho versa sobre a Estética da Recepção e o Letramento Literário na formação do leitor na perspectiva da Sequência Didática para o 9º ano do ensino fundamental. A literatura é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a partir da fruição literária, considerando ser primordial o ensino de literatura na sala de aula, para que se assegurem as práticas para o letramento literário no ensino fundamental e se garanta a formação social dos leitores. O objetivo geral da pesquisa consiste em discutir quais as contribuições da Estética da Recepção para a formação de leitores literários. Discutimos sobre a importância da fruição do texto literário sob a perspectiva de uma Sequência Didática para o desenvolvimento do letramento literário. Nesse sentido, a pesquisa busca descrever as contribuições da teoria da Estética da Recepção para a formação de leitores literários e apontar as habilidades e competências descritas nos Documentos Oficiais como os CBC (Conteúdos Básicos Comuns), PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com o intuito de averiguar como eles discutem a literatura na formação leitora literária dos alunos do 9º ano. O aparato teórico desta pesquisa terá como base os estudos de Lajolo (2005), Paulino e Cosson (2009), Cosson (2009, 2014 e 2016), Zilberman (1989, 2008 e 2009), Candido (1995, 2002, 2004 e 2011) e Soares (2001, 2008), que abordam sobre a importância da escola na formação do leitor literário, além de Eagleton (2006) e Jauss (1994 e 1996), que discutem sobre a Estética da Recepção. Por fim, propomos uma sequência didática como estratégia didático-metodológica a partir de dois contos de Cora Coralina: “A casa Velha da Ponte” e “Papéis de Circunstâncias”, na perspectiva da Sequência Básica de Cosson (2016). Desse modo, acredita-se ser possível contribuir para o processo de formação leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e que esses possam se apropriar do processo de leitura na escola e em outros espaços sociais.

Palavras-chave: Letramento Literário. Estética da Recepção. Formação de Leitor.

A Banca da Defesa está sendo agendada para:
Titulares:
Prof. Dr. Noemi Campos Freitas Vieira- Orientadora
Profa. Dr. Sandro Vinícius Sales dos Santos (PPGEd/UFVJM); Profa. Dra. Mara Lúcia Ramalho (PPGEd/UFVJM); membro externo titular: Profa. Dra. Lillian Gonçalves de Melo(Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG)
Suplente:
Prof. Dra. Rosana Baptista dos Santos -UFVJM

Suplente externo: Profa. Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio

Data: 06 de dezembro de 2019

Horário: 9h da manhã

Local: Local: ) – Auditório, sala 34 do prédio SI – Campus JK, UFVJM –

Cláudio Vieira

Deixe sua mensagem